QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ...
Para mim, ser professor na sociedade atual, é um grande desafio, pois nos deparamos com uma realidade sociocultural repleta de diversidades , cabendo a nós , educadores, cativar todos na busca do saber , respeitando individualidades , despertando habilidades e reconhecendo que existem múltiplas inteligências e portanto variados saberes.
Percebo que tenho um grande desafio e uma grande responsabilidade em minhas mãos , e devo desempenhar meu papel como artesã da personalidade , poeta da inteligência e semeadora de ideias, como diz Augusto Cury em seu livro pais brilhantes professores fascinantes.
É meu dever , como educadora e aprendiz, contribuir para uma educação de qualidade , ensinando meus alunos a ser pensadores , não apenas repetidores de informações, a não ter medo de questionar, buscar, ler, interagir e construir seus próprios conceitos , sendo agentes de sua própria história.
O verdadeiro educador é aquele que demonstra sua paixão em educar. É aquele que inova sua prática pedagógica constantemente , levando para a sala de aula conteúdos relevantes para seus educandos, despertando nos mesmos o interesse e a curiosidade em aprender.
É necessário repensar a prática pedagógica e refletir que a educação precisa preparar cidadãos aptos a aprender a aprender , aprender a pensar , mas acima de tudo aprender a ser , pois muitos valores fundamentais ao ser humano , como amor, solidariedade, respeito , entre outros , precisam ser resgatados .Como educadores aprendizes essa é nossa grande missão, assumir com compromisso nosso dever , fazendo a diferença a cada novo dia, enfrentando desafios e superando obstáculos , acreditando que é através da educação que poderemos pensar em uma sociedade melhor.
Ser educador é acreditar que há um universo a ser explorado dentro de cada criança. É não desanimar perante as adversidades da vida. É ser um incentivador da aprendizagem, um motivador da criatividade e um caçador de talentos .É acreditar que sempre há um luz no final do túnel .É ser um eterno aprendiz , compreendendo que sempre há algo novo para ensinar e aprender . É socializar experiências , vibrar com as conquistas , aprender com os erros .
Ser aprendiz é não ter medo do novo, é buscar novas metodologias de ensino capazes de envolver os educandos e motivá-los para a aprendizagem. É compreender que o conhecimento não é algo pronto e acabado, mas sim, está sempre sujeito a transformações .
Sinto-me imensamente feliz em ser educadora e aprendiz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário