As tecnologias da informação podem ser utilizadas como instrumentos que auxiliam na autonomia e na busca de informações , ampliando o universo da aprendizagem, oportunizando aos aprendizes usufruí-las da melhor maneira possível, passando a resolver problemas da vida e do cotidiano. Neste processo , o educador exerce um papel fundamental, pois sendo o orientador e o motivador da aprendizagem poderá contribuir nas escolhas certas .
O educador deve criar um elo de amizade, sendo, além de mediador e incentivador da aprendizagem , um profissional comprometido com a educação ,inovador, pesquisador, desafiador , estando sempre preparado de modo a transmitir segurança para seus alunos .Desta forma, não pode ser um excluído digital, que utiliza apenas o quadro negro e o giz, repassando conteúdos sem levar em consideração que cada turma tem suas características, que cada aluno possui suas individualidades e que o mesmo deve respeitá-las ou fazendo uso das tecnologias apenas como uma metodologia para repassar os mesmos conteúdos que já encontram-se ultrapassados, e em nada contribuem para a emancipação dos sujeitos aprendizes.
O grande desafio da educação atual é formar efetivamente os alunos para a cidadania responsável e para serem contínuos aprendizes, que tenham autonomia para buscar , selecionar e usufruir das informações , sabendo que é necessário aprender a aprender ao longo da vida.
É importante ressaltar que , mais importante que ter acesso à informação é saber onde e como buscá-la. Para isso faz-se necessário que algumas competências sejam desenvolvidas:
- aquisição da informação
- interpretação da informação
- análise da informação
- compreensão da informação
- comunicação da informação
Neste contexto,além da forma de aprender é necessário mudar também a forma de ensinar , convivendo com a diversidade de informações que estão a disposição.
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