terça-feira, 22 de novembro de 2011

JOGOS MATEMÁTICOS


Objetivos de aprendizagem :
Despertar nos educandos a curiosidade em conhecer e melhor utilizar a sala de informática.
Conhecer diversas possibilidades de utilizar as mídias digitais de modo a realizar um trabalho interdisciplinar.
Realizar pesquisas de jogos matemáticos capazes de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico , confeccionar os jogos pesquisados e apresentar para os colegas da turma.
Usar adequadamente o processador de texto, fazendo uso de diversas ferramentas presentes no mesmo
Motivar para o hábito da leitura.
Desafiar os educandos a desenvolver o oralidade
Incentivar a criatividade , a interação e o trabalho em equipe.
Utilizar diversas mídias digitais ( computador , DVD ,câmera digital, celular, impressora...) para registrar o trabalho desenvolvido.
O trabalho será aplicado com os alunos do quarto ano do Ensino Fundamental da Escola Harry Francisco Haslinger.
O conteúdo a ser abordado será Jogos Matemáticos.
O conteúdo é apropriado para trabalhar as disciplinas de Matemática, Arte , Portugûes , História .
Os recursos a serem utilizados serão:
Computadores , internet, câmera digital , dados , material dourado, material alternativo, DVD, televisor, entre outros .
O trabalho contará com a participação e ajuda dos pais no que se refere à pesquisa e confecção do jogo.
O professor deve ter a habilidade de motivar e incentivar os educandos para o trabalho e para a aprendizagem , conhecer as ferramentas que irá propor aos alunos fazerem uso , ter domínio da turma , criar situações que favoreçam o aluno a encontrar sentido para aquilo que está aprendendo. Ser amigo, orientador, ouvinte , dar oportunidade para todos participar ativamente do trabalho. Estar comprometido com o processo educativo.
O aluno precisa ter responsabilidade, criatividade, atitude, curiosidade , interesse em ler, pesquisar, construir, opinar, defender seu ponto de vista, conhecer regras de convivência. Precisa também , estar motivado para a aprendizagem e em sintonia com a turma,trabalhando e interagindo com o grupo , não tendo medo, superando desafios de se comunicar publicamente e criar  novas regras para o jogo .

terça-feira, 8 de novembro de 2011

     QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ...
Para mim, ser professor na sociedade atual,  é um grande desafio, pois nos deparamos com uma realidade sociocultural repleta de diversidades , cabendo a nós , educadores, cativar todos  na busca do saber , respeitando individualidades , despertando habilidades e reconhecendo que existem múltiplas inteligências e portanto variados saberes.
Percebo que tenho um grande desafio e uma grande responsabilidade em minhas mãos , e devo desempenhar meu papel como artesã da personalidade , poeta da inteligência e semeadora  de ideias, como diz Augusto Cury em seu livro pais brilhantes professores fascinantes.
É meu dever , como educadora e aprendiz, contribuir para uma educação de qualidade , ensinando meus alunos a ser pensadores , não apenas repetidores de informações, a não ter medo de questionar, buscar, ler, interagir e construir seus próprios conceitos , sendo agentes de sua própria história.
O verdadeiro educador é aquele que demonstra sua paixão em educar. É aquele que inova sua prática pedagógica constantemente , levando para a  sala de aula conteúdos relevantes para seus educandos, despertando nos mesmos o interesse e a curiosidade  em aprender.
É necessário repensar a prática pedagógica  e refletir que a educação precisa preparar cidadãos aptos a aprender a aprender , aprender a pensar , mas acima de tudo aprender a ser , pois muitos valores fundamentais ao ser humano , como amor, solidariedade, respeito , entre outros , precisam ser resgatados .Como educadores aprendizes essa é nossa grande missão, assumir com compromisso nosso dever , fazendo a diferença a cada novo dia, enfrentando desafios e superando obstáculos , acreditando que é através da educação que poderemos pensar em uma sociedade melhor.
Ser educador  é acreditar que há um universo a ser explorado dentro de cada criança. É não desanimar perante as adversidades da vida. É ser um incentivador da aprendizagem, um motivador da criatividade e um  caçador de talentos .É acreditar que sempre há um luz no final do túnel .É ser um eterno aprendiz , compreendendo que sempre há algo novo para ensinar e aprender . É socializar experiências , vibrar com as conquistas , aprender com os erros .
Ser aprendiz é não ter medo do novo, é buscar novas metodologias de ensino capazes de envolver os educandos e motivá-los para a aprendizagem. É compreender que o conhecimento não é algo pronto e acabado, mas sim, está sempre sujeito a   transformações . 
Sinto-me imensamente feliz em ser educadora e aprendiz!

Os desafios de educar fazendo uso das Tics

    As tecnologias da informação podem ser utilizadas como instrumentos que auxiliam na autonomia e na busca de informações , ampliando o universo da aprendizagem, oportunizando aos aprendizes usufruí-las da melhor maneira possível, passando a resolver problemas da vida e do cotidiano. Neste processo , o educador exerce um papel fundamental, pois sendo o orientador e o motivador da aprendizagem poderá contribuir nas escolhas certas .
    O educador deve criar um elo de amizade, sendo, além de mediador e incentivador da aprendizagem , um profissional comprometido com a educação ,inovador, pesquisador, desafiador , estando sempre preparado de modo a transmitir segurança para seus alunos .Desta forma, não pode ser um excluído digital, que utiliza apenas o quadro negro e o giz, repassando conteúdos sem levar em consideração que cada turma tem suas características, que cada aluno possui suas individualidades e que o mesmo deve respeitá-las ou fazendo uso das tecnologias apenas como uma metodologia para repassar os mesmos conteúdos que já encontram-se ultrapassados, e em nada contribuem para a emancipação dos sujeitos aprendizes.
   O grande desafio da educação atual é formar efetivamente os alunos para a cidadania responsável e para serem contínuos aprendizes, que tenham autonomia para buscar , selecionar e usufruir das informações , sabendo que é necessário aprender a aprender ao longo da vida.
  É importante ressaltar que , mais importante que ter acesso à informação é saber onde e como buscá-la. Para isso faz-se necessário que algumas competências sejam desenvolvidas:
  • aquisição da informação
  • interpretação da informação
  • análise da informação
  • compreensão da informação
  • comunicação da informação
  Neste contexto,além da forma de aprender é necessário mudar também a forma de ensinar , convivendo com a diversidade de informações que estão a disposição.

Tecnologias e Educação


    Na sociedade atual, conhecida como sociedade do conhecimento, da informação e da tecnologia , um novo desafio foi lançado aos educadores – adaptar-se á uma cultura digital, onde passou a ser necessário fazer uso de novas estratégias e desenvolver novas competências para cativar os alunos para a aprendizagem , visto que estes, estão em contato permanente com as tecnologias .
    Neste contexto, um novo perfil de profissional da educação e de cidadão passou a ser traçado, pois as informações e tecnologias estão em constante transformação de forma que não há como prever quais serão os conhecimentos necessários para inserir nos currículos visando a preparação de cidadãos aptos a atuar na sociedade do amanhã.
  Desta forma, o professor deve ser um eterno aprendiz, buscar aperfeiçoar-se constantemente , tendo domínio do conteúdo , , entender e respeitar as individualidades de seus alunos , encontrar a melhor forma para transmitir o conhecimento, tornando-o significativo para seus educandos , apontando sempre que há vários caminhos que podem levá-los ao saber, basta superar medos e acreditar em suas potencialidades.

AS NOVAS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO

    ATUALMENTE UM GRANDE DESAFIO FOI LANÇADO AOS EDUCADORES :
INOVAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, MOTIVAR PARA A APRENDIZAGEM E PREPARAR CIDADÃOS PARA ATUAR NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO.
   SABEMOS QUE EXISTEM DIVERSOS CAMINHOS QUE PODEM LEVAR AO CONHECIMENTO E AS TECNOLOGIAS SÃO UMA IMPORTANTE FONTE QUE POSSIBILITA O ACESSO Á INFORMAÇÃO .SENDO ASSIM,  O PROFESSOR QUE NÃO BUSCAR APERFEIÇOAR-SE SERÁ UM EXCLUÍDO DIGITAL E NÃO ESTARÁ APTO A PREPARAR SEUS ALUNOS PARA A SOCIEDADE MODERNA .
    A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS ESTARÁ EM FOCO NOS PRÓXIMOS ANOS  E MUITAS INOVAÇÕES  VIRÃO PARA MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO, TORNANDO-O MAIS ATRATIVO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE GOSTAM DE SER DESAFIADOS A BUSCAR , PRODUZIR  E INTERAGIR.
   O PROFESSOR PRECISA SER  AGENTE  DESSAS MUDANÇAS , SENDO O INCENTIVADOR DE SEUS ALUNOS , APONTANDO CAMINHOS , POSSIBILITANDO AOS MESMOS DESCOBRIR HABILIDADES ,SELECIONAR INFORMAÇÕES , VALORIZANDO DIFERENTES SABERES E ACIMA DE TUDO ESTAR ATUALIZADO,  POIS MUITAS VEZES, É UM EXEMPLO A SER SEGUIDO POR SEUS EDUCANDOS .
    PRECISAMOS LEMBRAR QUE: 
    A DECISÃO DE FAZER A DIFERENÇA ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!

CONCEITUANDO HIPERTEXTO



O hipertexto surgiu pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo, permitindo ao leitor , decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura , tornando o tempo e o espaço flexíveis.
No contexto da aprendizagem o hipertexto vem para facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descobertas, pois os usuários participam ativamente em um processo de busca e construção do conhecimento.
Acredito  que ,a cada dia mais, surge a necessidade de inovação da prática pedagógica , com o intuito de motivar o aluno para a aprendizagem, tornando-o sujeito ativo e participante no processo de construção do saber.    Somos parte integrante  da sociedade do conhecimento e da informação e não podemos nos acomodar frente aos desafios .