terça-feira, 6 de dezembro de 2011


Diário de Bordo – Pontos para reflexão

Eu , sempre procuro desenvolver uma prática dialógica com meus alunos , possibilitando aos mesmos expor suas ideias, dialogando e interagindo com os colegas da turma , trocando experiências durante a “hora da novidade” que acontece sempre no início da semana.
Meus alunos encontram-se em uma fase de muitas descobertas, a fase em que estão descobrindo o maravilhoso mundo da leitura e da escrita. Sendo assim, são muito curiosos e estão constantemente solicitando minha presença para sanar suas dúvidas e satisfazer muitas curiosidades .
Acredito que, para muitos, sou o porto seguro , alguém com quem podem contar sempre, perguntando , questionando , dando atenção e carinho , motivando-os a ser educandos curiosos , criativos , com sede de saber e descobrir o mundo que os cerca com entusiasmo.
Sempre valorizo os conhecimentos prévios que as crianças possuem sobre os temas abordados em sala de aula e observo a bagagem cultural que cada um possui e acumula ao longo de sua história. Acredito que isto é fundamental para motivá-los a serem questionadores , a opinar e expor suas ideias com naturalidade e segurança. Muitos são os desafios , porém , com amor e paciência resultados positivos e gratificantes podem ser colhidos com o decorrer do tempo, fazendo-me acreditar que educar é realmente uma missão valiosa que tenho em minhas mãos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário